HomeGroupsTalkZeitgeist
Hide this

Results from Google Books

Click on a thumbnail to go to Google Books.

The Hound of Rowan by Henry H. Neff
Loading...

The Hound of Rowan (2007)

by Henry H. Neff

MembersReviewsPopularityAverage ratingConversations / Mentions
5032720,248 (3.64)2 / 13
Loading...

Sign up for LibraryThing to find out whether you'll like this book.

English (25)  German (1)  Danish (1)  All languages (27)
Showing 1-5 of 25 (next | show all)
This book never really grabbed my attention. I found Max to be an unworthy protagonist, not only did he deceive his father but he had quite a temper and was extremely immature and irritating. However, I did like Max's room mate, David. He was by far a much more interesting and likable character. Will not bother with any more books in this series. ( )
  HeatherLINC | Jan 23, 2016 |
Apesar das eventuais parecenças a Harry Potter, devido ao colégio de Rowan, tudo o resto é inovador e muitíssimo interessante.
A história acompanha um rapaz, Max, que descobre que consegue ver coisas que aparentemente parecem não existir, mas que estão ligadas à utilização das energias humanas. Ele é então recrutado por uma escola após realizar um conjunto de testes para avaliar o seu potencial.
A entrada na escola de Rowan tem muitas semelhanças com o universo Harry Potter, com o sniffing ritual pela Bruxa de serviço à cozinha e a criação dos quartos (das mais interessantes ideias que já li até hoje).
Na escola ele confronta-se com desaparecimentos de crianças potenciais que estão ligadas a uma luta antiga entre o bem e o mal e a uma figura central maléfica, chamada Astaroth, que os seus súbditos tentam trazer à vida.
Vale muito a pena ler, em especial para quem gostou do universo Harry Potter ( )
  bruc79 | Jul 31, 2015 |
An inventive, often surprisingly dark take on the "Magic Boarding School" genre. The plot was somewhat muddy and lacked a strong through-line, and suffered from a generic bully and a shadowy villain revealed too late in the book. Still, I enjoyed it enough to seek out the sequels. ( )
  MadameWho | Nov 3, 2014 |
Honestly, I thought as I began that this would be a Harry Potter knockoff, but it really was its own book. Great storyline. I really enjoyed it ( )
  morandia | Aug 1, 2014 |
RATING: 2.5 estrelas.

Quando me foi proposta a leitura deste livro, fiz alguma pesquisa sobre o mesmo e descobri várias opiniões no Goodreads que o caracterizavam como sendo parecido com Harry Potter mas não desprovido do seu próprio encanto.

Parti então para a leitura com algum entusiasmo pois a saga de Harry Potter é uma das minhas preferidas e se "O Guardião de Rowan" tinha o mesmo tipo de premissa isso só podia significar que ia ser um livro agradável.

Infelizmente, não foi o caso. Ao contrário de outros leitores não achei o mundo construído por Henry H. Neff particularmente interessante; nem o mundo, nem o enredo e nem mesmo as personagens.

Mas comecemos pelo principio. A história faz realmente lembrar a do Harry Potter. O protagonista, Max McDaniels, está de visita a um museu quando se depara com uma velha e puída tapeçaria numa sala meio escondida. Quando se aproxima, a tapeçaria parece mudar: as cores avivam-se, cenas bucólicas desenham-se, os fios brilham em várias cores... enfim, basicamente a tapeçaria transforma-se. E pouco depois Max recebe uma carta informando-o que é um "Potencial". E é assim que a vida deste jovem de 12 anos muda para sempre... indivíduos estranhos aparecem de repente, alguns para lhe fazer mal, outros para lhe dizer que fora aceite na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwa... Academia de Rowan.

Quando chega à escola, Max aprende que é um "Místico" e que pode manipular energia. E não, não é preciso varinhas como os professores salientam peremptoriamente.

Esta é, em linhas gerais, a história do primeiro livro que me parece ser um livro introdutório à série, uma vez que a acção é escassa. Muito pouco acontece que não esteja relacionado com o funcionamento normal de uma escola em regime de internato. Isto tornou a leitura um pouco morosa, por vezes.

Max ingressa então na Academia, um local misterioso carregado de 'Magia Antiga', onde as divisões mudam de aspecto para acomodar quem lá está dentro; os seus testes indicam que tem qualquer coisa de invulgar, mas não se sabe bem o quê. Quase de início, Max e os colegas são confrontados com um trio de alunos arrogantes do segundo ano que persistem em gozar com eles. Bailes e banquetes a celebrar o dia das Bruxas ou o Dia dos Namorados sucedem-se... e, claro, todos os alunos têm de cuidar e conviver com criaturas mágicas, inventadas pelo autor e que, para serem distintas das apresentadas numa certa série são... bem, ridículas. O "lymrill", por exemplo, é uma misturaça tão grande de espécies que não fui capaz de criar qualquer imagem mental do animal. O único ponto positivo que tenho a apontar é a utilização de engenhos tecnológicos lado a lado com a magia.

Como podem ver o enredo é assustadoramente reminiscente do de Harry Potter; a triste diferença é que Neff não é, nem de perto nem de longe um escritor tão imaginativo como Rowling. É por isso que o seu mundo falha e que não consegue imprimir às suas criaturas ou à sua misteriosa academia o ambiente mágico e arcano que caracterizam os livros de Rowling. A prática da 'magia' é escassa no livro e Max utiliza mais a sua misteriosa força sobre-humana do que os seus supostos dons de místico.

Também a mitologia é confusa. O autor utiliza mitologia Irlandesa e Escocesa para explicar a constante mas antiga batalha entre os Místicos "bons" e os "maus" (também comummente designados como "O Inimigo"), metendo os Tuatha Dé Danann pelo meio; Cúchulain entra também na história para explicar porque é que Max é especial, mas sinceramente as explicações são tão atabalhoadas e incompletas que não se percebe bem a relação.

As personagens também têm muito pouco que se recomende. Não estão particularmente bem desenvolvidas e em termos comportamentais são semelhantes às de Rowling (temos David, o Místico prodígio e a Directora que trata Max como o Dumbledore trata o Harry). Max distingue-se de Harry Potter na medida em que parece ter mais garra e ser um pouco mais volúvel emocionalmente. Mas de resto não há nenhuma personagem que se destaque.

No geral: "A Tapeçaria - O Guardião de Rowan" é mais um livro dirigido aos leitores que apreciaram Harry Potter. Atenção, digo aos que apreciaram e não aos fans. Isto porque o universo criado por Henry H. Neff é tão similar ao de Rowling que um fan desta depressa estaria a comparar as duas obras. E a de Neff sai claramente a perder pois falta-lhe o encanto e complexidade que caracterizam os livros de J.K. Rowling. Confesso que este livro não me cativou particularmente por achar o enredo previsível e o mundo pouco interessante e mal desenvolvido. Destaco, no entanto, a escrita acessível do autor e as belíssimas ilustrações espalhadas pelo livro. Talvez o segundo livro tenha mais detalhes sobre o mundo em que as personagens se movem. ( )
  slayra | Sep 21, 2013 |
Showing 1-5 of 25 (next | show all)
no reviews | add a review
You must log in to edit Common Knowledge data.
For more help see the Common Knowledge help page.
Series (with order)
Canonical title
Original title
Alternative titles
Original publication date
People/Characters
Important places
Important events
Related movies
Awards and honors
Epigraph
Dedication
For my family, friends, and students
First words
Max McDaniels pressed his forehead against the train window and watched storm clouds race across the yellow sky.
Quotations
Last words
(Click to show. Warning: May contain spoilers.)
Disambiguation notice
Publisher's editors
Blurbers
Publisher series
Original language

References to this work on external resources.

Wikipedia in English

None

Book description
Haiku summary

Amazon.com Product Description (ISBN 0375838953, Paperback)

MAX MCDANIELS LIVES a quiet life in the suburbs of Chicago until the day he stumbles upon a mysterious Celtic tapestry. Many strange people are interested in Max and his tapestry, and his discovery will lead him to Rowan Academy, a secret school where great things await him.

But dark things are waiting, too. When Max learns that priceless artworks and other gifted children are disappearing from around the globe, he finds himself in the crossfire of an ancient struggle between good and evil.

(retrieved from Amazon Thu, 12 Mar 2015 17:59:26 -0400)

(see all 3 descriptions)

After glimpsing a hint of his destiny in a mysterious tapestry, twelve-year-old Max McDaniels becomes a student at Rowan Academy, where he trains in "mystics and combat" in preparation for war with an ancient enemy that has been kidnapping children like him.… (more)

» see all 2 descriptions

Quick Links

Swap Ebooks Audio
54 wanted3 pay4 pay

Popular covers

Rating

Average: (3.64)
0.5
1 3
1.5
2 10
2.5 2
3 25
3.5 6
4 32
4.5 9
5 18

Audible.com

2 editions of this book were published by Audible.com.

See editions

Recorded Books

An edition of this book was published by Recorded Books.

» Publisher information page

Is this you?

Become a LibraryThing Author.

 

Help/FAQs | About | Privacy/Terms | Blog | Store | Contact | LibraryThing.com | APIs | WikiThing | Common Knowledge | Legacy Libraries | Early Reviewers | 105,786,787 books! | Top bar: Always visible