HomeGroupsTalkZeitgeist
Hide this

Results from Google Books

Click on a thumbnail to go to Google Books.

What Does the Moon taste Like? by Michael…
Loading...

What Does the Moon taste Like?

by Michael Grejniec

MembersReviewsPopularityAverage ratingConversations
293378,207 (4)None

None.

None
Loading...

Sign up for LibraryThing to find out whether you'll like this book.

No current Talk conversations about this book.

Spanish (2)  All (1)  All (3)
Showing 3 of 3
TAPA DURA
  bibliobusmiraflor | May 12, 2016 |
tapa dura
  bibliobusmiraflor | May 12, 2016 |
Poder partilhar com outras pessoas …livros de histórias imaginárias, encantadas e maravilhosas, que nós gostamos muito … será um primeiro passo para se poder chamar à nossa leitura, uma leitura por prazer.
O livro que eu escolhi para a minha leitura por prazer é uma história bonita e mágica. A primeira razão pela qual eu a seleccionei, é o facto de gostar muito dela, é uma questão de paixão e de coração…
O texto e a ilustração desta história são de Michael Grejniec, é da kalandraka Editora, e a sua tradução é de Alexandre Honrado.
”A que sabe a lua” salienta e realça um esforço colectivo, um carinho absoluto, e uma ajuda entre animais, acabando por consolidar uma amizade e partilha muito especial … e que bom seria, se nós no nosso dia a dia, ao desejarmos muito uma coisa, estabelecêssemos objectivos e encontrássemos amigos para nos ajudar.
É uma história repleta de potencialidades…
Fala-nos da vontade e tentativa dos animais da terra de provarem a lua e desta forma, descobrirem um enigma: o mistério do seu sabor.
Só um esforço conjunto possibilitou a realização desta árdua tarefa…definindo muito bem, que alguns enigmas (até mesmo os mais difíceis e aparentemente muito complicados) se resolvem com vontade, persistência e amizade!
É um livro para sonhar e fazer sonhar quem o ouve ler ou contar… Reporta-me ao imaginário das minhas histórias e sonhos de criança em que acreditava que os animais falavam …e agora, ajuda-me no meu quotidiano, enquanto Educadora, em fazer acreditar que eles falam mesmo.
Remete-nos ao sonho de imaginar que somos todos diferentes e temos maneiras diversas de saborear a vida, e os afectos.
Permite-me, quando a conto, criar e inventar tons de voz para os diferentes animais … gaguejo, soluço, choro, rio, gemo e até posso estar cheia de cócegas, criando assim para cada animal uma individualidade muito própria.
Esta história saboreia-se pelo seu texto mágico e poético, cadenciado por algum tipo de repetições propositadas e muito bem estruturadas…
“A que sabe a lua” permite cruzar situações reais com o fantástico e tem como indicador mágico … uma ternura imensa.
Neste livro, tenho que referir forçosamente, a ilustração… é bonita, terna, tem cores suaves …é uma colagem de papel reciclado.
A sua ilustração completa o texto.
Na minha concepção de animação do livro e da leitura a relação com o livro deve favorecer uma relação de sentidos e de prazer.
O livro que privilegio, é um livro que cativa pela sua qualidade, pela cor, ilustração, pela forma como respeita a criança e a conquista - é um livro que ficará na sua memória e a povoará, e que a ajudará a saltar para outros livros, de sonho em sonho. O livro que privilegio, é aquele que dá prazer por si mesmo, e que é ele próprio um prazer.
O livro que escolhi é também, um livro que gostaria que fosse lido pelos pais, onde pudessem descobrir, a vida que nos rodeia.
O livro que privilegio para a minha leitura por prazer, é um livro que se transforma em montanha... em tartaruga... em noite, quando a mão da criança lhe toca... e a criança sente que está frio ou calor... um livro que a transporte para onde ela queira ir naquele momento, que se transforme em céu ou em lua e a leve a toda parte!
Considero que a sensibilização da criança para o livro e para a leitura é um trajecto, é um percurso...e se com ajuda do livro conguirmos “ com as crianças” viajar por entre – linhas, recriando montanhas, países encantados, planetas, florestas onde vivem todas as espécies de animais, e reinos de águas claras...
Se de entre as mil personagens das histórias, conseguirmos ser tartarugas, elefantes, girafas, zebras, leões, raposas, macacos, e ratos, conhecedores do mundo dos sonhos e artes de adivinhar, e levarmos a conhecer a obra de alguns dos mais importantes autores de literatura para a infância, estaremos no percurso certo?
E se durante o percurso descobrirmos as mais variadas formas de expressão…talvez estejamos perto…
A descoberta da leitura faz-se vivendo-a, adivinhando-a, discutindo-a, proporcionando à criança uma infinidade de actividades atractivas de descoberta, partindo dos seus saberes e vivências, despertando o prazer de ouvir e contar, promovendo o gosto pela viagem atribulada, cheia de novas surpresas, pelas encruzilhadas dos livros.
“Ler e ouvir ler são meios essenciais de educação”
Bruno Bettelheim
Foram todos estes motivos, que me levaram a escolher esta história, para a actividade de leitura por prazer… Antes de mais nada, temos que gostar e sentir prazer naquilo que estamos a fazer… para transmitir esse mesmo prazer a quem nos escuta…!
Poder partilhar estes momentos com pessoas que gostam da leitura e do imaginário é também, leitura por prazer!


Ângela Varela (Educadora)
  RBSoure | Apr 30, 2011 |
Showing 3 of 3
no reviews | add a review
You must log in to edit Common Knowledge data.
For more help see the Common Knowledge help page.
Series (with order)
Canonical title
Original title
Alternative titles
Original publication date
People/Characters
Important places
Important events
Related movies
Awards and honors
Epigraph
Dedication
First words
Quotations
Last words
Disambiguation notice
Publisher's editors
Blurbers
Publisher series
Original language

References to this work on external resources.

Wikipedia in English

None

Book description
Haiku summary

No descriptions found.

The turtle wanted to taste the moon; not being able to reach it he called elephant, who called giraffe. Each climbed on the back of the other; finally mouse reached it, so all had a taste.

» see all 2 descriptions

Quick Links

Swap Ebooks Audio
2 wanted

Popular covers

Rating

Average: (4)
0.5
1
1.5
2
2.5
3 1
3.5
4
4.5
5 1

Is this you?

Become a LibraryThing Author.

 

You are using the new servers! | About | Privacy/Terms | Help/FAQs | Blog | Store | APIs | TinyCat | Legacy Libraries | Early Reviewers | Common Knowledge | 116,977,018 books! | Top bar: Always visible