Author picture

Reginaldo Prandi

Author of Oxumarê O Arco-Íris

23 Works 231 Members 6 Reviews

About the Author

Includes the name: Reginaldo Prandi

Works by Reginaldo Prandi

Oxumarê O Arco-Íris (2004) 49 copies, 1 review
Ifá, OAdivinho (2002) 22 copies
Ogum (2019) 6 copies

Tagged

Common Knowledge

Gender
male

Members

Reviews

7 reviews
Adetutu, uma jovem mãe africana, é aprisionada por caçadores de escravos e transportada ao Brasil em um navio negreiro. Durante a viagem, ela sonha com a origem do mundo, criado pelos orixás, deuses de seu povo. Em seu sonho, ela torce por Oxalá, ganha a cumplicidade de Exu, vibra com a atuação de Xangô, emociona-se com Iemanjá.
Numa sacolinha que leva pendurada no pescoço, Adetutu guarda em segredo pequenas lembranças, presentes recebidos dos orixás. Ela usará a sabedoria desses show more segredos trinta anos depois, já no Brasil.
Os contos e lendas apresentados nesse livro fazem parte do patrimônio mitológico iorubá que o Brasil herdou da África e que aqui se preservou ao longo de mais de um século, contado de boca em boca, transmitido de geração a geração. E que hoje é parte constitutiva da nossa cultura.
show less
Muitos são aqueles que ajudaram a registrar e transmitir um pouco da mitologia amazônica. Viajantes, exploradores, pesquisadores e amantes da cultura popular repassaram histórias que têm sido fonte de inspiração para romances, poemas e canções, entre outras manifestações artísticas que ajudaram a modelar a identidade cultural do Brasil.
Reginaldo Prandi apresenta vinte e cinco contos sobre o nascimento dos homens, dos bichos e das plantas, todos recheados de encantamento, temática show more recorrente da mitologia amazônica, eixo sobre o qual foi idealizado e escrito este livro. Nele, há mitos sobre a criação do mundo físico ― os rios, as estrelas, a Lua, a noite ―, seguidos daqueles que falam do surgimento de plantas e animais. Além das histórias de heróis e personagens míticos característicos da região e de duas lendas bastante recentes, que falam sobre a importância da preservação da floresta.
Em um apêndice, o autor, além de fotos autorais, oferece um retrato breve e objetivo da região, fornecendo dados atualizados de seus três principais aspectos: a floresta, o rio e o homem.
show less
Em Minha querida assombração, livro lançado em 2003, Paulo e seus quatro filhos - Francisco, Rita, Fernando e Luísa - passam uma semana em uma fazenda antiga do interior de São Paulo. Além de nadar no riacho e subir em figueiras, as crianças ouvem histórias de arrepiar contadas à noite pela dona da fazenda. Jogo de escolhas precede em poucos dias essas aventuras da família no interior, quando as crianças ainda precisam determinar aonde irão passar as férias. Como elas não show more chegam a um acordo, Paulo propõe um jogo: Fernando, Francisco e Rita devem selecionar, cada um, uma história a ser lida para todos. Depois Luísa determina a história de que gosta mais; o narrador da história escolhida é o vencedor do concurso e por isso decide o lugar das férias. A cada história, as crianças se deparam com uma série de questões difíceis: como se camuflam os mais diferentes tipos de preconceito; como se deve encarar o lado menos nobre dos sentimentos humanos; como lidar com a dimensão mágica do mundo em oposição à racionalidade da vida moderna; como enfrentar aspectos indesejáveis do comportamento humano - essas são algumas das discussões que as seis narrativas lidas pelas crianças suscitam. Os quatro irmãos sempre têm muito sobre o que falar quando as histórias chegam ao fim, e alguns dos temas discutidos são aprofundados em um glossário, ao final do livro. Além das ilustrações de Rodrigo Rosa, o livro traz um álbum de fotografias. show less
Dec 5, 2024Portuguese (Brazil)

Awards

Statistics

Works
23
Members
231
Popularity
#97,642
Rating
½ 4.5
Reviews
6
ISBNs
24
Languages
1

Charts & Graphs