HomeGroupsTalkMoreZeitgeist
Search Site
This site uses cookies to deliver our services, improve performance, for analytics, and (if not signed in) for advertising. By using LibraryThing you acknowledge that you have read and understand our Terms of Service and Privacy Policy. Your use of the site and services is subject to these policies and terms.

Results from Google Books

Click on a thumbnail to go to Google Books.

Loading...

Les technologies de l'intelligence : L'avenir de la pensée à l'ère informatique

by Pierre Lévy

MembersReviewsPopularityAverage ratingConversations
762355,296 (3.17)None
None
Loading...

Sign up for LibraryThing to find out whether you'll like this book.

No current Talk conversations about this book.

Showing 2 of 2
Neste livro de 1997, Pierre Lévy faz mais do que prever a evolução da internet e suas implicações no desenvolvimento humano e científico. Na verdade, toda a sua dimensão conceitual ainda não foi alcançada. O argumento central deste livro gira em torno das modificações e reestruturações a respeito da descoberta, divulgação e internalização do conhecimento a partir de novas tecnologias do conhecimento. Neste sentido, a internet com a sua estruturação por meio de hipertextos, leva a uma nova revolução cultural e científica, assim como foi com a institucionalização da escrita, a descoberta da impressão, e o próprio desenvolvimento da linguagem. Não obstante, o texto é estruturado em cima da descrição das potencialidades destas técnicas, e dos devidos desdobramentos das suas evoluções. A grande mensagem de "As Tecnologias da Inteligência" não é a profecia de uma internet 2.0, ou mesmo 3.0, mas sim a transformação da institucionalização e formalização do conhecimento a partir das novas técnicas de processamento e armazenamento da informação.
  metodologia | Dec 1, 2010 |
Neste livro de 1997, Pierre Lévy faz mais do que prever a evolução da internet e suas implicações no desenvolvimento humano e científico. Na verdade, toda a sua dimensão conceitual ainda não foi alcançada.

O argumento central deste livro gira em torno das modificações e reestruturações a respeito da descoberta, divulgação e internalização do conhecimento a partir de novas tecnologias do conhecimento. Neste sentido, a internet com a sua estruturação por meio de hipertextos, leva a uma nova revolução cultural e científica, assim como foi com a institucionalização da escrita, a descoberta da impressão, e o próprio desenvolvimento da linguagem. Não obstante, o texto é estruturado em cima da descrição das potencialidades destas técnicas, e dos devidos desdobramentos das suas evoluções.

Inicialmente, Lévy descreve o que ele chamou então de metáfora do hipertexto. Hoje, considero que esta metáfora transformou-se no próprio conceito de hipertexto, uma estruturação do conceito por meio de nós que se conectam com outros nós, que podem assumir características de qualquer coisa, como um texto, imagens, sons, pessoas, livros, objetos, ou mesmo outros hipertextos. É a própria concepção da rede www. A partir da visão do conhecimento como uma rede de nós, o assunto comunicação tem importância fundamental, e é explorado em suas dimensões técnicas e humanísticas, no sentido das transformações necessárias para que esta rede seja construída.

Na parte seguinte, Lévy faz uma análise histórica das principais técnicas tecnológicas para a construção do conhecimento: a oralidade e a escrita. Lévy estabelece as limitações de cada uma destas técnicas para expansão do conhecimento e como estas contribuem ainda para construção de novos conhecimentos.

Na terceira e última parte, o autor explora as possibilidades da utilização de hipertexto e as modificações causadas na ecologia cognitiva estabelecida. Este conceito definido pelo próprio autor visa abstrair o conhecimento que é formado a partir de todas as suas formas de construção, passando pela sua formulação a partir das pessoas e incluindo a sua institucionalização pelos meios existentes. O autor prova ainda a dependência deste conhecimento do meio que o produziu, e das técnicas que o estabelecem e difundem.

A grande mensagem de "As Tecnologias da Inteligência" não é a profecia de uma internet 2.0, ou mesmo 3.0, mas sim a transformação da institucionalização e formalização do conhecimento a partir das novas técnicas de processamento e armazenamento da informação.
  edergoncalves | Sep 24, 2009 |
Showing 2 of 2
no reviews | add a review
You must log in to edit Common Knowledge data.
For more help see the Common Knowledge help page.
Canonical title
Original title
Alternative titles
Original publication date
People/Characters
Important places
Important events
Related movies
Epigraph
Dedication
First words
Quotations
Last words
Disambiguation notice
Publisher's editors
Blurbers
Original language
Canonical DDC/MDS
Canonical LCC

References to this work on external resources.

Wikipedia in English

None

No library descriptions found.

Book description
Haiku summary

Current Discussions

None

Popular covers

Quick Links

Rating

Average: (3.17)
0.5 1
1
1.5
2
2.5
3
3.5
4 1
4.5
5 1

Is this you?

Become a LibraryThing Author.

 

About | Contact | Privacy/Terms | Help/FAQs | Blog | Store | APIs | TinyCat | Legacy Libraries | Early Reviewers | Common Knowledge | 207,024,599 books! | Top bar: Always visible