Robot Ghosts and Wired Dreams: Japanese Science Fiction from Origins to Anime

by Christopher Bolton, Istvan Csicsery-Ronay Jr. (Editor), Takayuki Tatsumi (Editor)

On This Page

Description

Robot Ghosts and Wired Dreams is a rich exploration of the genre that connects prose science fiction to contemporary anime. Bringing together Western scholars and leading Japanese critics, this groundbreaking work traces the beginnings, evolution, and future direction of science fiction in Japan.

Tags

Recommendations

Member Reviews

2 reviews
A really interesting series of critical perspectives on Japanese sf.
All of the essays are really informative and well researched/argued, and I particularly enjoyed the final one on Otaku sexuality and yaoi culture.
Great stuff!
Eu e Paulo Dantas começamos a ler essa coletânea de artigos no nosso grupo de leitura, mas abandonamos após 5 textos por achar que em geral, embora e talvez justamente porque estes tenham ideias ou um argumento interessante, eles não desenvolvem, ou deixam de lado consequências das mesmas. A introdução é bastante pro-forma. SF as Hamlet do Hiroki Azuma tem uma comparação maluca da ficção científica com Hamlet, com uma analogia do pai fantasma com a ideia de totalidade narrativa, que se perde, mas assombra. O problema é que isso não articula bem com a ideia do "otaku 3" (o otaku ápice do pós-modernismo), e o exemplo das obras da Arai Motoko, e a questão das narrativas é muito melhor exposta no livro famoso do autor show more (Database Animals). O texto da Susan Napier tampouco se sustenta muito bem, a ideia de "estruturas profundas" fica solta (o meio da animação sendo mais propício a uma relação mais solta da representação com o real que levaria a uma abundância de tratamentos ligados à fantasia e ficção científica). A ideia de que Evangelion e Lain apontam para um tratamento pós-moderno da realidade, onde ela pode se desdobrar como uma criação mental é interessante, mas não é bem suportada pelo texto. O texto dos Chiba (Naoki e Hiroko) também fala de um assunto muito interessante - palavras emprestadas, estrangeirismos, nos animes. Mas remete a outra bibliografia, apenas indicando o "efeito cassete" - o brilho que a falta de referencialidade, palavras magras de associação, e passando pela diferenciação clássica do japonês do wago, kango, garaigo, no entanto trabalhando isso de modo muito de passagem / superficial, nas obras (Maccros Plus, Akira). Por fim, o texto "Sexualidade Otaku", do Tamaki Saitou, é uma espécie de condensado de seu livro, e de fato fiquei com vontade de ler. Não é um texto tão problemático, mas é denso demais, e fortemente apoiado em elementos de psicanálise que não domino.

Enfim: os artigos não são ruins. Mas não recomendo, pelo caráter meio superficial com que ideias são tratadas.
show less

Members

Recently Added By

Lists

Anime/Manga Studies
111 works; 3 members

Author Information

3+ Works 111 Members
Editor
9+ Works 356 Members
Editor
7+ Works 142 Members

Classifications

Genres
Literature Studies and Criticism, Fiction and Literature
DDC/MDS
895.6Literature & rhetoricLiteratures of other languagesLiteratures of East and Southeast AsiaJapanese
LCC
PL747.57 .S3 .R63Language and LiteratureLanguages and literatures of Eastern Asia, Africa, OceaniaLanguages of Eastern Asia, Africa, OceaniaJapanese language and literatureJapanese literature
BISAC

Statistics

Members
96
Popularity
336,683
Reviews
2
Rating
½ (3.46)
Languages
English
Media
Paper, Ebook
ISBNs
4
ASINs
1