Picture of author.

Sérgio Capparelli

Author of POEMAS PARA JOVENS INQUIETOS.

52 Works 545 Members 10 Reviews

About the Author

Works by Sérgio Capparelli

Lua Dentro Do Coco, A (2010) 40 copies, 2 reviews
Poesia De Bicicleta - Formato Convencional (2009) 35 copies, 1 review
Poesia Visual (Em Portuguese do Brasil) (2001) 20 copies, 1 review
Restos De Arco Íris (1997) 15 copies
Vovo Fugiu De Casa (1997) 11 copies
O Congo Vem Aí! (2006) 6 copies
A Jibóia Gabriela (1984) 6 copies
Gilgámesh 4 copies, 2 reviews
A mochila de Gobi (2000) 4 copies
Balaio De Ideias (2007) 4 copies
A árvore que dava sorvete (1999) 3 copies, 1 review
ABC dos Abraços (2017) 2 copies
Ana de salto alto (1995) 1 copy
Cruz e Sousa 1 copy
Come-Vento 1 copy
O BATEDOR 1 copy
Queridinha da Casa, A (2006) 1 copy
Pequenos Cadáveres (1984) 1 copy

Tagged

Common Knowledge

Birthdate
1947-07-11
Gender
male
Occupations
writer
professor
Short biography
Sérgio Capparelli (Uberlândia, 11 de Julho de 1947), é um escritor de literatura infanto-juvenil, jornalista e professor universitário brasileiro.

Viveu, trabalhou em Uberlândia, Pará de Minas, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Munique, Paris, Londres, Grenoble e Montreal. Estabeleceu-se em Porto Alegre em 1966 e, desde 2005, vive em Beijing, na China, onde trabalha na agência de notícias Xinhua News Agency.

É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez doutorado em Comunicação pela Universidade de Paris e pós-doutorado pela Universidade de Grenoble, na França. Trabalhou durante muitos anos como repórter dos jornais Zero Hora e Folha da Manhã, ambos de Porto Alegre. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul até se aposentar.

Tem mais de trinta livros publicados, entre eles Os meninos da Rua da Praia (36ª edição), Boi da cara preta (29ª edição), Vovô fugiu de casa (17ª edição), 33 ciberpoemas e uma fábula virtual (7ª edição), As meninas da Praça da Alfândega (9ª edição) e O velho que trazia a noite (7ª edição).

Além de uma obra dedicada a crianças e adolescentes, Sérgio Capparelli tem vários estudos publicados sobre jornalismo e comunicação de massa. É autor do ensaio Televisão e Capitalismo no Brasil, com o qual ganhou o prêmio Jabuti em Ciências Humanas, em 1983.

Traduziu do chinês para o português, em parceria com Márcia Schmaltz, o livro 50 fábulas da China fabulosa, publicada pela editora LP&M.
Nationality
Brazil
Birthplace
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
Associated Place (for map)
Minas Gerais, Brazil

Members

Reviews

18 reviews
Um raio de sol, uma fruta, uma brincadeira, um ditado popular. Para Sérgio Capparelli, o cotidiano é um poema em si, que se desdobra por entre as páginas de 'Poesia de bicicleta'.
A árvore que dava sorvete faz parte da Série Colagens, que reúne obras ilustradas com esta técnica pela artista plástica gaúcha Laura Castilhos. Como mostra o título, Capparelli brinca com a imaginação de quem lê, convidando o leitor a partilhar imagens lúdicas. Além de propor brincadeiras com o sentido das palavras, o poeta também faz uso de jogos sonoros. O leitor vai se divertir muito com os diferentes ritmos que os poemas lidos em voz alta vão propiciar! São 16 poemas para show more crianças de todas as idades. Vale ler com a família, com os colegas na escola ou mesmo sozinho! show less
Em comemoração ao aniversário de 20 anos de publicação de Boi da cara preta, seu primeiro livro de poemas infantis, Sérgio Capparelli fez um apanhado de suas melhores poesias, espalhadas em mais de uma dezena de livros, que formam este 111 poemas para crianças.O livro é composto por dez capítulos: Coisas que eu sei, Esses animais divertidos, Na minha casa, Ah, a cidade!, Quero ser eu mesmo, Nonsense, Jogos e adivinhas, Música de ouvido, Poemas visuais, A natureza, os dias e as show more noites. Os mais diversos assuntos do mundo infantil são abordados no livro. Do mesmo modo, a seleção de poesias permite às crianças a compreensão de como é vasto do domínio da arte poética, que pode cativar tanto pela emoção, quanto pela esperteza de jogos de palavras e de sons, como por sublinhar fenômenos especiais ou mostrar acontecimentos diários e cotidianos da nossa vida. Com projeto gráfico da designer Ana Cláudia Gruszynski, 111 poemas para crianças é inteiramente ilustrado.O trabalho da artista gráfica que mantém com Capparelli um site de ciberpoesia interage com a obra textual e brinca com as poesias, tornando a leitura mais atrativa para os pequenos leitores. 111 poemas para crianças reúne o melhor da produção poética de toda a carreira de Capparelli, um dos autores infanto-juvenis de maior renome nacional. show less
O livro Poesia visual, que reúne 28 poemas construídos por Capparelli e tem projeto gráfico e capa da design Ana Cláudia Gruszynski, é um livro diferente. Nele, o poeta rompe com a estrutura tradicional das formas poéticas – versos, rimas, ritmo, exploração sonora – e procura a distribuição das palavras no espaço da folha, os recursos visuais e gráficos. Uma fusão de signo linguístico e imagem que comunica não só pelo que se lê, mas, principalmente, pelo que se vê. show more Fumaça de palavras, flores de palavras, sapatos de palavras, roupas na corda, jóqueis, tabuleiros de palavras, peixes, borboletas (ou borboletras) de palavras, imagens de palavras, palavras-imagens que desacomodam o leitor e o convidam a construir novos sentidos, criativamente, a partir do que lê vendo ou do que vê lendo.

Altamente Recomendável Poesia 2001 (FNLIJ)
show less
May 23, 2025Portuguese (Brazil)

Awards

You May Also Like

Associated Authors

Statistics

Works
52
Members
545
Popularity
#45,747
Rating
4.2
Reviews
10
ISBNs
55
Languages
2

Charts & Graphs